Enge – Engenharia e Consultoria

Será que eu preciso mesmo de NR-13?

Neste artigo, pretendemos esclarecer de uma vez por todas sobre como podemos saber se estamos precisando da norma regulamentadora. Vamos lá?

  • Sua empresa já teve algum acidente de trabalho com caldeiras ou vasos de pressão: se já chegou nesse estágio, com certeza absoluta sua empresa precisa de NR-13. O maior foco da norma regulamentadora, além de preservar a vida dos trabalhadores que estão no ambiente laboral, é evitar que as empresas tenham mais gastos devido aos acidentes decorrentes de uma má adequação aos padrões de segurança que os equipamentos e maquinário pedem. Se já houve acidente, por menor que tenha sido, já passou da hora de contratar um serviço de NR-13 e evitar prejuízos maiores.
  • Os funcionários/colaboradores não sabem manusear corretamente os equipamentos: durante o manuseio dos equipamentos das caldeiras e vasos de pressão, e tudo aquilo que envolve ar comprimido e tubulações, é necessário o correto manuseio tanto do maquinário quanto dos equipamentos de proteção individual (EPI’s). A NR-13 prevê o treinamento para que os funcionários da sua empresa saibam manusear com segurança e estejam conscientes da importância dos EPI’s, que na grande maioria dos casos, são negligenciados.
  • A válvula de segurança nunca mais foi calibrada: principalmente para as caldeiras, as válvulas de segurança são o principal mecanismo de defesa para acidentes mais graves porque ela é reponsável por regular a pressão interna. Se ela estiver descalibrada, não vai funcionar direito e o risco de acidente se torna muito maior. Uma inspeção de NR-13 pode diagnosticar o estado das válvulas de pressão (e até a sua falta!).
  • Os manômetros não estão calibrados: do mesmo modo da válvula de segurança, se o manômetro não está calibrado corretamente, pode acarretar em acidentes por um erro na leitura da pressão. Sendo assim, uma inspeção de NR-13 e um plano de manutenção pode sanar esse problema e evitar acidentes na sua empresa.
  • Os equipamentos apresentam ruídos diferentes: se você está percebendo no maquinário das caldeiras ou dos vasos de pressão um ruído diferente do normal, é necessário fazer uma inspeção de NR-13 para poder detectar a causa desses ruídos e ser feito um plano de manutenção para o maquinário.
  • Você nota uma perda de trabalho e potência: quando o maquinário das caldeiras e vasos de pressão não apresentam o mesmo rendimento, sem exercer o mesmo trabalho ou sem a antiga potência desempenhada, é sinal de que é necessário uma manutenção e uma inspeção de NR-13. Ter um maquinário operando com baixa eficiência é perda de dinheiro na certa. 
  • Você nunca fez uma inspeção e plano de manutenção: se você nunca fez uma inspeção de NR-13 na sua empresa, você está atuando às cegas. Isso é um grande risco, tanto para a sua empresa, que pode sofrer danos físicos, quanto para os funcionários, que podem se acidentar até gravemente. Além do mais, os gastos através dos prejuízos por acidentes, mau funcionamento do maquinário, perda de confiança no ambiente e perda de potência do maquinário são consideráveis.

Esses itens são somente a “ponta do iceberg”, alguns tópicos importantes a serem considerados para saber se a adequação à NR-13 é necessária na sua empresa, mas existem ainda vários outros. O melhor a se fazer é contratar uma inspeção de NR-13 no seu estabelecimento para ter um diagnóstico mais completo e ter um norte melhor do que fazer.

A NR-13 é uma importante conquista da segurança do trabalho e cada vez mais se vê necessário a sua aplicação. Esperamos ter respondido suas dúvidas!

Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato com um de nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *